Datas na Alemanha


FASTNACHT, FASCHING, KARNEVAL: Conheça as tradições do carnaval alemão

O "Fasching", "Fasnacht" ou "Karneval" constitui uma antiga tradição festejada principalmente  na região do Reno e nas regiões católicas da Alemanha. Os baluartes são as cidades de Mainz, Colônia, Düsseldorf e Bonn. Já no sul da Alemanha festeja-se a tradicional alemannische Fasnet. A "quinta estação do ano", como é conhecido o período, começa em 11 de novembro e termina na Quarta-Feira de Cinzas.

O clímax da extravagante festa é o período que começa na "schmutzigen Donnerstag" (Quinta-Feira Suja) e que vai até a Quarta-feira de Cinzas. Na Segunda-Feira de Carnaval (Rosenmontag), acontecem os grandes desfiles. As pessoas se vestem com fantasias divertidas ou trajes e máscaras tradicionais e vão às festas e desfiles. A tradição remonta aos costumes de espantar o inverno.

Quinta-feira, 11 de fevereiro: Carnaval de Mulheres
Segunda-feira, 15 de fevereiro: Segunda-Feira de Carnaval
Terça-feira, 16 de fevereiro: Terça-Feira Gorda
Quarta-feira, 17 de fevereiro: Quarta-Feira de Cinzas


Fastelovend in Kölle – grito de guerra "Alaaf!"
A palavra Karneval (provavelmente oriunda do latim medieval carnelevare, ou seja, adeus à carne,) é usada para o carnaval na região do Reno. A fundação do "Comitê de Organização“, em 10 de fevereiro de 1823, em Colônia, estabeleceu o carnaval como uma forma autônoma. Na festa, os guardas e dançarinas uniformizados remontam aos guardas municipais da era napoleônica.


O carnaval de Colônia começa, tradicionalmente, em 11 de novembro, às 11 horas e 11 minutos. Os destaques são, além de inúmeras reuniões carnavalescas com discursos divertidos, o carnaval das mulheres na quinta-feira antes da Quarta-Feira de Cinzas; o desfile na segunda de carnaval (o auge do carnaval de rua); bem como a queima do espírito de carnaval, quando são queimadas bonecas de palha em tamanho humano.

Carnaval em Düsseldorf - "Helau!"
Jogos de Cavaleiros da Idade Média e festas à fantasia nas cortes deram origem ao Carnaval de Düsseldorf. O personagem idolatrado é o Hoppeditz, um típico folião. A temporada de festas tem início todos os anos com o despertar do Hoppeditz, em 11/11 às 11h11, em frente à Prefeitura.

O primeiro destaque do carnaval de Düsseldorf acontece no primeiro dia do ano, quando o príncipe e a princesa são coroados. Outros destaques são a noite das mulheres velhas (quando as chamadas "Möhnen" invadem a Prefeitura) e o carnaval de rua no domingo e na segunda-feira. Sinais de que a parada está a caminho! (D'r Zog kütt!).


Os dias loucos - Fassenacht em Meenz
A longa tradição do carnaval de Mainz (Fastnacht) remonta certamente ao século XVI, quando aconteceram as primeiras folias. Já no século XIX, foram fundadas as primeiras corporações carnavalescas, com os objetivos de trazer ordem à colorida e desordenada folia e incrementar uma aparência estética.


A Cooporação Carnavalesca de Mainz sempre foi acompanhada pelos uniformizados Ranzengarde. Na cidade, a "Quinta Estação" também começa em 11 de novembro, às 11h11, com a leitura das 11 leis do carnaval. Outros destaques são o cortejo da Segunda-Feira de Carnaval, o desfile dos jovens mascarados no sábado e as inúmeras reuniões de carnaval, que sempre começam com a troca dos arlequins em 1º de janeiro.

Carnaval da Região de Schwaben - "Narri-Narro!"

O Fasnet suabo-alemânico caracteriza o carnaval no sudoeste da Alemanha e também tem suas raízes nas festas medievais, quando os alimentos perecíveis tinham que ser consumidos antes da Quaresma. No século XIV, acrescentaram-se costumes como danças, desfiles e jogos. Fantasias simples ganharam nítida importância no período barroco no século XVII. Após um desaparecimento temporário durante o Iluminismo, a tradição foi reavivada no início do século XIX.


Para se diferenciar do carnaval dominado pela burguesia da região do Reno optaram-se pelas tradições há muitos anos estabelecidas. A até então limitação do Fasnet em três dias antes da Quarta-Feira de Cinzas foi ampliada no século XIX. O Fastnet começou em muitos lugares no Dia de Reis. Em 1924, finalmente foi fundado o chamado Grêmio da Loucura.


Uma particularidade do Fasnet são os personagens carnavalescos. As máscaras são geralmente feitas de madeira, tecido, papel e até mesmo de arame. Em alguns lugares, é uma tradição passar as máscaras de geração em geração. As mais antigas fantasias são as do diabo e de arlequim. Em 1933, foi fundada uma Corporação de Bruxas em Offenburg, trazendo para o Fastnet um personagem totalmente moderno.


Carnaval na Turíngia - "Woesinge Ahoi!"

Wasungen está situada às margens do Rio Werra ao sul da Turíngia e é tida como uma das cidades com a mais longa tradição de carnaval na Alemanha, supostamente já em 1524. Os foliões de Wasungen conservaram a singularidade de seu carnaval por séculos – aqui não há um casal de príncipes, mas sim um príncipe e dois pagens femininos ao seu lado.


O reinado do príncipe começa no sábado de carnaval e se encerra em 11 de novembro. Destaque epara o desfile muito colorido no sábado antes da Quarta-Feira de Cinzas, conhecido principalmente por sua popularidade conservada até hoje. 

PÁSCOA: O correio da Páscoa, a água mágica e a caça aos ovos

Existem algumas variações, como o chamado Eiertrüllen, da Alemanha do Norte, a água mágica da Páscoa  e a caça aos ovos. Na Frísia Oriental, ao norte da Alemanha, as crianças atiram ovos umas nas outras. Existe ainda a brincadeira conhecida pela expressão "Eier trüllen", do dialeto local, em que elas fazem os ovos de Páscoa rolar pelas encostas de morros e diques, em verdadeiras competições: vence aquela cujo ovo chegar primeiro lá embaixo e inteiro. Já em Weimar, um costume local recorda o escritor Johann Wolfgang von Goethe, que viveu lá por décadas. Todos os anos, na Quinta-Feira Santa, Goethe convidava as crianças para procurar ovos que ele escondia em seu jardim. A cidade mantém a tradição até hoje, convidando crianças para a "caça aos ovos de Páscoa" no parque às margens do rio Ilm, onde fica a casa de campo do escritor.

A cidade de Ostereierstedt, que significa literalmente "cidade dos ovos de Páscoa", na Baixa Saxônia, fez de seu nome uma tradição: contam que o coelho de Páscoa Hanni mora na cidade e que milhares de crianças lhe escrevem todos os anos, antes da festa, para lhe fazer seus pedidos. Um funcionário dos Correios responde às cartas. Um costume bastante peculiar é o de ir buscar a água da Páscoa. Segundo antiga crença popular, essa água contém propriedades mágicas que trazem saúde e beleza. Mas, para isso, é preciso que seja tirada de uma corrente natural e levada para casa em silêncio absoluto.

NATAL NA ALEMANHA

O Natal é, para as famílias alemãs, a data mais importante do ano. Familiares e amigos reúnem-se em casa, junto à arvore de Natal, trocam presentes e confraternizam harmonicamente. Já nas semanas que antecedem a data, durante o chamado período do Advento, começam os preparativos para a grande "festa da família". O país entra no clima dos festejos natalinos e por todas as regiões se espalham os mercados de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário